20 de out. de 2011

QUEM SOMOS

VOCÊ SABIA?

A igreja chegou ao Brasil através de duas vertentes. Alguns vieram diretamente da Europa, da Alemanha, no início do século XX, em busca de melhores condições de vida, influenciados pelas boas promessas agrícolas do Brasil. Outros vieram dos Estados Unidos. As primeiras igrejas se estabeleceram principalmente no estado de São Paulo, em cidades como Campinas e São José dos Campos.


  Nos Estados Unidos, um autêntico cristão da Igreja Evangélica Nazareno, chamado Melvin Huber tinha um fortíssimo desejo de ir para o campo missionário, ainda que isso parecesse estranho para o tipo de visão que sua igreja tinha, à época. Ele se casou em 1946 com a jovem Catarina Von Tobel e 10 anos depois, em 1956, a família desembarcou no Brasil, onde vieram para ser missionários.



Depois de um rápido tempo em São Paulo para o aprendizado da língua, a família mudou-se para Belo Horizonte, onde começou um frutífero trabalho de implantação de igrejas, e onde nasceu Abe, o filho mais novo. Após trabalhar por 10 anos naquela cidade, os Hubers moraram em vários lugares, como Vianópolis, Goiás. Em 1969, mudaram-se para Goiânia. Em 1976, Melvin e dois de seus filhos, Lucas e Abe, vieram pela primeira vez para a Bacia Amazônica, numa viagem de reconhecimento. Lucas e sua família junto com outros preciosos irmãos, mudaram-se para Santarém.  Por trás de tudo isso, o Pastor Melvin atuava como conselheiro e colaborador.
 

Ao ser implantada no Norte do Brasil, através da família Huber, a igreja manteve, por muitos anos, o nome de Igreja Evangélica Nazareno. A palavra PAZ era, no início, apenas a sigla da organização Projeto Amazônia. Como as três letras da sigla, em destaque, formam uma bela palavra em língua portuguesa, os locais passaram a chamar a congregação de “Igreja da PAZ”. 
 

Por muito tempo permaneceu o nome oficial de “Igreja Evangélica Nazareno”, nos documentos, mas “Igreja da Paz” nas placas e no reconhecimento geral da população. Em 2003, com a plena bênção e aprovação, tanto das igrejas Apostolic Christian Church dos Estados Unidos, como da Igreja Evangélica Nazareno do Brasil, a igreja passou a se denominar, de fato e de direito, “Igreja da Paz”.
 

IRMÃO DERCIDES E PASTOR NATALINO REFLORESTANDO O PERÍMETRO DA IGREJA DE BRASILINHA.

PASTORA DORINHA EM CALDAS NOVAS PASSEIO FIM DE ANO 2010.

14 de out. de 2011

OS NAZARENOS NO BRASIL

    
OS NAZARENOS NO BRASIL  
Devido à 1ª Guerra Mundial e perseguições, por volta do ano de 1923, muitas famílias saíram de seus países de origem, principalmente da Europa, à procura de novas terras para viver em paz. Dentre as famílias que vieram para o Brasil, estavam também Nazarenos.

As primeiras famílias Nazarenas a pisarem o solo brasileiro foram: Károl Zágony e família; Horvath M. Gyorgy e esposa; Károl Marsi e família; Francisco Tákacs e família; André Molnar e família e outros, que começaram a reunir-se nos lares em diferentes pontos do estado de São Paulo: nos bairros de Vila Pompéia e Mooca, na capital; no município de Santo André e na cidade de São José dos Campos. Desta forma celebraram os cultos durante alguns anos, tão somente nos idiomas alemão e húngaro.

No ano de 1927, o industrial Samuel J. Braun, presbítero da igreja de Syracuse - New York, nos Estados Unidos da América, em companhia do presbítero Valentyn Kalmany da Hungria, vieram ao Brasil para oficializar os trabalhos da denominação “Corporação Igreja Nazareno”.

Foi realizada por eles no dia 24 de Abril de 1927 a consagração dos irmãos Carlos Kauder e Miguel Jó e o primeiro batismo da Igreja Evangélica Nazareno no Brasil. Entre os batizados (num total de 10 pessoas), estavam os irmãos Carlos Marsi, Frederico Michel e Anna Michel.

Regressando aos Estados Unidos, os presbíteros expuseram a situação dos irmãos no Brasil, e então a Apostolic Christian Church of America (Igreja Evangélica Nazarenos nos EUA) enviou suporte financeiro para a construção do primeiro templo no Brasil, à Rua Ibiapava 324 – Bairro Paraíso – Santo André – SP, inaugurado no ano de 1928.

Em 1937 o presbítero Samuel J. Braun, em companhia do evangelista Paul Schiller, da Suíça, voltou ao Brasil e nesta ocasião, no dia 27 de Julho de 1937, foi ordenado como presbítero o irmão Carlos Marsi, com a responsabilidade de estar à frente do ministério Nazareno no Brasil.

Tendo visto a necessidade de expansão do ministério no Brasil, voltando aos EUA enviaram novamente uma contribuição financeira para a construção de um templo, desta vez na cidade de São José dos Campos, o qual teve sua inauguração no dia 10 de Agosto de 1941.

O missionário Paul Schiller e sua esposa Mini Schiller estabeleceram-se em São José dos Campos no ano de 1939 e contribuíram para a legalização daquela igreja de acordo com os Estatutos da igreja na Suíça. O registro dos Estatutos data de 11 de Março de 1945, passando a ser a matriz da “Corporação Igreja Nazareno do Brasil”.

Em 1956 chegaram ao Brasil os missionários Melvin e Catarina Huber, vindos dos EUA,iniciando um trabalho de implantação de igrejas no estado de Minas Gerais, nas cidades de Belo Horizonte e Pitangui, e em Goiás, onde fundou várias igrejas na capital e no interior. O estado de Goiás recebeu também a ajuda de outro missionário de nome Charles Pavkov junto com sua família.

No dia 4 de Dezembro de 1960, com a presença do presbítero Godofredo Vogel, da Argentina, foram ordenados presbíteros Frederico Michel e Stefan Marsi.

No ano de 1962 chega ao Brasil o missionário Arnould Boich, concentrando-se no Sul de Minas Gerais, onde funda um Orfanato para crianças desamparadas, na cidade de Nepomuceno. Devido a problemas de saúde, o missionário deixou o Brasil no ano de 1967.

No dia 22 de Julho de 1962 foi inaugurado mais um templo da Igreja Evangélica Nazareno no bairro de Utinga, em Santo André, tendo como responsável  o presbítero Stefan Marsi.

Em Novembro de 1963, outro novo campo de atividade foi inaugurado na cidade de Mauá, sob a responsabilidade do presbítero Carlos Marsi.

Numa Assembléia Geral realizada no dia 9 de Julho de 1967 em São José dos Campos – SP, foram reestruturados os Estatutos da Igreja, com representantes de todas as igrejas do Brasil. Deu-se, então, a mudança do nome da denominação para “Igreja Evangélica Nazareno” e a formação de uma Diretoria Geral (Presbitério).

Chega também ao Brasil outro missionário por nome Arthur Haring e família, estabelecendo-se no estado do Paraná onde fundou duas igrejas, juntamente com o missionário brasileiro Geraldo Moreira de Assis, nas cidades de Guarapuava e Colônia Vitória, onde também foi inaugurado um Orfanato para meninas desamparadas.

Foi convocada uma segunda Assembléia Geral dessa vez no Bairro Paraíso em Santo André, em 31 de Agosto e 1° de Setembro de 1974, onde ocorreu uma reestruturação geral nos Estatutos da denominação e a formação do Concílio Geral da Igreja Evangélica Nazareno, com sede na Igreja Evangélica Nazareno de Santo André.

A partir de então todas as igrejas no Brasil com sustento próprio puderam se constituir como personalidade jurídica e obter sua emancipação.

No ano de 1976 o missionário Melvin Huber juntamente com seus filhos e respectivas famílias, acompanhados do missionário Charles Pavkov iniciaram um trabalho na cidade de Santarém, no estado do Pará, onde a igreja expandiu-se por toda região Norte, e populações ribeirinhas.

A Igreja Evangélica Nazareno se expandiu para outros estados chegando a se dividir em dois ministérios: um ao Norte chamado “Projeto Amazonas” ou “Igreja da Paz” e um ao Sul, mantendo o nome de origem – “Igreja Evangélica Nazareno”.

Em 1992 os nazarenos do Ministério Sul organizaram a AIEN – Associação das Igrejas Evangélicas Nazareno do Brasil. A esta Associação acham-se atualmente filiadas igrejas localizadas nos estados da Bahia, Minas Gerais, Paraná e São Paulo, e vem trabalhando com o propósito de levar o Evangelho de Jesus Cristo a todos que não O conhecem, tanto no Brasil quanto fora dos limites da fronteira brasileira.



INICIO DE VIANÓPOLIS GO.

 


VIDEO DO APOSTOLO MELVIN


VEJA ESTE VIDEO, CONHEÇA A HISTÓRIA DESTE HOMEM DE DEUS, QUE MUDOU A VIDA DE MUITOS.

13 de out. de 2011

FALECIMENTO DO APOSTOLO MELVIN

O falecimento do Apóstolo Melvin Huber na cidade Parintins, no Estado do Amazonas  aconteceu no dia 30/08/2008, as 10:00h da manhã.

Para saber mais acesse o link a baixo.


http://6r.com.br/ntgospel/noticias/musica-nacional/166.html 
  

HISTÓRIA DA IGREJA EVANGELICA NAZARENO








HISTÓRIA DA IGREJA


Em 1968 o pastor Melvin e Catarina fundaram o trabalho da Igreja Ev. Nazareno em Brasilínha Município de Vianópolis GO, e a segunda igreja em Vianópolis.


O Pr.Natalino, começou nesta igreja com 10 anos de idade em Brasilinha  na data de 1958, sua mãe (Aparecida), levou seus oito filhos para o primeiro culto da igreja, que foi celebrado num Centro Espirita no mesmo local, ela fez ali sua decisão e os filhos acompanharam-na ate a mudança para Vianópolis GO, na data 1971. Em 13 de Julho de 1976 o Pastor Natalino foi batizado nesta igreja. Neste ínterim o Pastor Melvin mudou para Goiânia GO. E deixou esta igreja de Brasilinha com o Pastor Negrin Chagas e a igreja de Vianópolis com o Pastor Idelbrando. E do Pr.Idelbrando foi passado para o Pr.Carlos. Do Pr.Carlos o pastorado dele durou ate 1984, depois o Pr.Lucas fez uma aliança com a Luz Para os Povos, que durou ate 2007.







Pr.Lucas Huber.

                O Pr. Lucas Huber fez uma aliança com o ministério Luz Para os Povos de Goiânia GO, com o Apostolo Sinomar, que durou de 1986 a 2007, o Apostolo Sinomar convidou o Apostolo Melvin para disouver a  aliança, sendo assim o Apostolo Melvin e sua filha Pr.Ângela  Ruthe Huber, vieram da cidade de Parintins AM, para reintegrar posse dos imoveis, como não teve condição de colocar o nome próprio: "Igreja da Paz", porque, um pastor de Vianópolis GO, já tinha registrado o nome de "Igreja da Paz" em nome dele, então foi pedido a remoção dele do local, mas como ele ignorou o pastor que foi empossado levando na justiça o advogado da igreja teve que analisar a ata do inicio da Igreja. Encontraram no cartório de Vianópolis GO, Ata Nº.6 na qual foi registrada pelo Pr.Carlos Pavkovs, que tinha o Pr.Natalino como Presidente da Diretoria, sendo assim o advogado levantou um registro da Igreja Ev. Nazareno, descobrindo que a mesma estava registrada com o mesmo nome do fundador, ela foi registrada com o nome de origem "Ministério Missão Paz".




 


Dia da Reabertura da Igreja Ev. Nazareno 

            Dia 26/08/2007, foi reinaugurada com a presença do Apostolo Melvin e da Pr. Ângela Ruthe, onde consagraram com imposição de mão o Pr.Natalino B. de Souza e Pr.Dorinha R. de Oliveira, estavam presentes: Pr.Lapdes Pereira, Pr.Idelbrando Moreira, com a igreja local e a Igreja de Brasilinha, e muitos visitantes, onde foi lavrado uma Ata com testemunhas. Depois destes dias a Igreja continuou com seus trabalhos diários.


O Primeiro Ano de Trabalho

              A reintegração de posse   da igreja de Orizona GO, veio depois de um ano de trabalho. Na reinauguração foi dado posse ao Pr.Agnaldo Alves dos Santos, e Pr.Marinda, como pastores auxiliar de tempo integral, sustentado pela mesma, dando continuidade aos trabalhos ali, onde todos os templos são próprios.